Bolo Mármore - mnhami!


 No domingo o meu maninho fez 17 anos e, tal como tinha prometido, decidi fazer-lhe um bolo mármore. O problema é que normalmente só faço porcaria na cozinha, mesmo quando a minha irmã me dá as tarefas mais básicas eu consigo arruinar tudo, só que desta vez fui bem sucedida! Fiz tudo sozinha, mas com conselhos das outras mulheres da casa (que percebem bem mais de culinária do que eu) e no final saiu-me um bolo perfeitinho e bem saboroso que toda a família adorou!
 Ora como só consegui fazer isto graças à minha mummy e à minha irmã vou dar-vos todas as dicas que elas me deram e fazer uma receita para verdadeiros desastres da culinária (tipo eu) para verem que é tudo muito fácil.


Essencial:
- dedicação e confiança
- entusiasmo
- muita gula
- vontade de o partilhar

Ingredientes:
- 5 ovos
- 250 gramas de açúcar
- 250 gramas de farinha
- 2 colheres de chá de fermento
- 150 gramas de manteiga
- 1 chávena de leite
- 100 gramas de chocolate


Preparação
            Colocam a manteiga a derreter numa panela em lume brando. Deitam o açúcar numa taça e juntam-lhe a manteiga, depois batem muito até ficar como um creme. Quando o finalmente tiverem juntam as gemas (atenção não mandem as claras fora que elas vão ser precisas!) e o leite, batem de novo. Agora fazem claras em castelo, o truque? Bater muito e bem rápido (coloquem a batedeira no máximo), só param quando elas ficarem "agarradas" à taça (a minha irmã disse que se eu a virasse de pernas para o ar elas não podiam cair, óbvio que não tentei fazer isso com medo de fazer asneira).
             Antes de fazerem o que quer que seja com as claras juntam primeiro farinha e o fermento e batem novamente, só no final é que adicionam as claras, elas têm de ser a última coisa porque depois não podem voltar a usar a batedeira senão elas desafazem-se (eu não sabia disto!), por isso pegam numa colher de pau para as envolver com o resto da massa.
            E voilá já têm a massa pronta! Dividem-na em duas partes iguais por duas taças. Derretem chocolate de culinária com um pouco de manteiga, em lume brando, e quando estiver pronto escorrem-no para uma das taças e batem de novo. Escolham uma forma, untem-na com manteiga (usem os dedos directamente que fica bem melhor) e depois vão colocando uma colher de massa normal, uma de chocolate, variando-as para fazer o tal efeito de mármore, é só usar a imaginação! Coloquem em forno pré-aquecido, durante 45 mins.

          Para vos fazer ainda mais inveja vejam lá outras coisas que tivemos no lanche de família de domingo: salame de chocolate e tarte de framboesas feitos pela mummy, cookies com petitas de chocolate feitas pela minha sis, tarte de amêndoa da Mercearia Criativa...





Comentários

Sofia Amaral M. disse…
Uma vez mais parabéns, o teu bolo foi um sucesso!
Rita disse…
Tudo com muiiiito bom aspecto! Parabéns!! :)
L. disse…
Tantos doces!! Se for agora, abocanhava um bocado de cada! E o teu bolo tem ótimo aspeto!! Qualquer dia experimento fazer ;)
asemnome disse…
Olá! :)
É assim, aconselhar aconselho, eu também adoro comédias, mas prepara-te que é mais do mesmo eheh a história não é novidade nenhuma!
Parabéns ao teu irmão!
Beijinhos*

Mensagens populares