Um feriado no Palácio de Queluz

 Um palácio que inicialmente servia apenas como residência de Verão, maravilhosos jardins históricos, repletos de fontes e até um rio, revestido por um Canal dos Azujelos. Este foi o cenário do nosso Dia de Portugal, celebrado a 10 de Junho. Como este era dos poucos monumentos de Sintra que nos faltava ver decidimos aproveitar o feriado para colmatar essa falha e fomos até ao Palácio de Queluz.


 Este palácio do séc. XVIII, localizado em Queluz, foi construído como casa de Verão para D. Pedro de Bragança, que se viria a tornar marido da rainha D. Maria I. Depois do incêndio do Palácio da Ajuda, em 1794, serviu como residência oficial de D. João VI até à fuga da família real para o Brasil, em 1807, por causa das invasões francesas.


 Ao caminhar pelas várias divisões do Palácio apercebemo-nos imediatamente da sua beleza e esplendor, graças aos trabalhos de talha dourada e papier maché, às paredes forradas de espelhos e pinturas, os enormes lustres requintados e a mobília real.


 A visita começa na Sala do Trono, segue pela Sala da Música, passa pela Capela, pelos vários quartos da família real, atravessa o Corredor Dos Azujelos e a Sala dos Embaixadores dá acesso aos jardins. 


 Infelizmente o exterior do Palácio encontrava-se em obras, por isso não pudemos admirar a sua fachada e também não era possível ver uma parte do jardim, mesmo adjacente ao edifício, onde se encontra a Cascata das Conchas. Os jardins abrangem 20 hectares, têm vários lagos, cascatas, fontes e até um pavilhão de chá, pomares e picadeiros.


 Palácio e Jardins: 10€
 9h00 - 19h00

Comentários

Mensagens populares