Peixe em Lisboa

  Depois de um dia atarefado eu e os meus irmãos fomos com o nosso pai até ao Terreiro do Paço, jantar ao Pátio da Galé, onde estava a decorrer o «Peixe em Lisboa», neste evento gastronómico os mais prestigiados chefs, nacionais e estrangeiros, revelam toda a sua mestria na arte de cozinhar peixes e mariscos. Nesta 5.ª edição do Peixe em Lisboa o público tem também a oportunidade de aprender a cozinhar com os melhores chefs do mundo que revelam truques e receitas aos participantes, no entanto é necessária a prévia inscrição.
  Mas antes de passarmos à refeição propriamente dita ainda andámos a passear pelo Mercado Gourmet, onde podíamos degustar vinhos, acompanhados de pão, queijo, chouriços e paios.


  Quando a fome começou a apertar lá fomos escolher o que provar, foi difícil escolher, estivemos bastante tempo a olhar para os menús dos dez dos melhores restaurantes da região de Lisboa, por fim lá conseguimos decidir-nos: a M. e o A. comeram sushi do UMAI, eu uma empada de camarão e legumes com molho tailandês deliciosa do José Avillez e o pai umas vieiras salteadas também do José Avillez.



  O único inconveniente é que tivemos de comer em pé, pois fomos à pior hora: a do jantar, e o espaço não dispunha de muitas mesas, além de que as pessoas mesmo quando já tinham comido continuavam sentadas, não cedendo o lugar por nada (viva a boa educação!). Claro que este facto fez com que refilássemos um bocado ou não teríamos todos mau feitio, mas compreenderão por certo que se pagámos ao menos gostaríamos de nos sentar para apreciar calmamente.



  Já satisfeitos (com a comida, não com a organização) voltámos ao Mercado Gourmet para a sobremesa: experimentámos gelados, compotas e bolachas. A minha banca preferida foi a mesma que a do ano passado: Zira Cadaval, onde o rapaz que estava lá a trabalhar nos deu a experimentar quase toda a variedade de bolachas ali presente: aveia integral, custarda e pêra rocha, noz e chocolate, laranja e sésamo; e ainda as maravilhosas compotas. Claro que comprámos algo para levar à nossa mummy, que não pôde ir connosco.


  À meia-noite foi o encerramento e lá fomos para casa, de barriguinha cheia e com uma explosão de sabores na boca. Obrigada papi!

Comentários

Sofia Amaral M. disse…
Estou ansiosa à espera do que têm para mim;)
Tem tudo óptimo aspecto! :D
L. disse…
Eu lá hoje ao almoço. Felizmente não tinha muita fome. Gostei de algumas das coisas que comi, de outras nem tanto. Acho o evento caro. Só a entrada quase não dá direito a nada e para se comer bem gasta-se imenso. Mas gosto da iniciativa :)
Além de óptimo aspecto também tinha um sabor delicioso!
L. tens razão é um evento caro, mas como só acontece uma vez por ano e é um programa diferente acho que vale a pena

Mensagens populares