Tribunal Constitucional
Hoje na aula de Direitos Fundamentais o meu querido professor (sim, porque ele não é daqueles regentes que não quer saber de nós, este é impecável!) quis mostrar-nos o local onde trabalha e como as novas tecnologias entraram nas nossas salas de aula, deu uso ao computador e ao projector, entrando no site do Tribunal Constitucional e fazendo-nos uma visita guiada. Pois é, qualquer pessoa a pode fazer! Basta clicarem numa janela que vos aparece do lado esquerdo da página e podem passear pelos corredores do Tribunal, que na realidade é um palácio.
Mas vamos agora à curiosidade que eu vos queria contar...13 é o número de juízes do Tribunal Constitucional, o professor explicou-nos que neste caso não se ligou ao facto desse número estar ligado ao azar, o que desembocou na história da superstição da sexta-feira 13 ser considerada um dia azarento, aposto que muitos de vocês (tal como eu) não sabem a razão. É porque foi nesse dia, em Outubro de 1307, que os Templários (uma famosa ordem militar de cavalaria) foram demandados a comparecerem em Paris, na corte do Rei Filipe IV, sem saberem o porquê, tendo sido encarcerados em masmorras e submetidos a torturas para se declararem culpados de heresia. A destruição da Ordem dos Templários propiciou ao rei francês não apenas a apropriação dos seus tesouros, mas também a eliminação do exército da Igreja, o que o tornava senhor rei absoluto, na França.
Até parece coincidência o professor falar disto precisamente na semana em que estive em Tomar, a visitar o Castelo dos Templários.
Comentários