Será verdade?

 «É preciso um grande esforço para não se dizer muita coisa, porque quando não estamos a falar, estamos a pensar. (...) Os faladores não pensam muito; as palavras deles esgotam qualquer possibilidade de ouvirem o seu próprio subconsciente a perguntar-lhes: Por que dizes isso? O que pensas tu realmente?»

            In "O Livro do Amanhã", de Cecelia Ahern

 Será esta constatação verdade? Eu falo muito (há quem me chame tagarela), mas também penso bastante, às vezes até demais! A altura em que mais me deixo levar por esses ventos é à noite, quando estou a tentar adormecer, entro num barco que me leva a navegar por um oceano de pensamentos e reflexões...o que muitas vezes faz com que seja mais complicado dormir.
 Realmente quando estamos a falar, sem parar (a minha mãe diz que eu nem respiro), não temos muito tempo para ponderar no que estamos a dizer, só se for um daqueles discursos previamente preparados...só que como não somos políticos isso raramente acontece. Por isso é que eu prefiro a escrita, posso rever vezes sem conta as minhas palavras, para ter a certeza de que estou a transmitir a mensagem certa, sem dar muita margem a segundos sentidos, enquanto que a falarmos muitas vezes podemos ser mal entendidos ou até mesmo dizer coisas que mais tarde nos vimos a arrepender porque não nos soubemos exprimir correctamente, acho que por isso é que se diz «Pensa duas vezes antes de falares».
 De qualquer forma creio que os faladores também pensam e que o facto de serem tagarelas até pode ser uma forma instintiva de protecção, não tendo assim nem espaço nem tempo para pensarem em coisas nas quais não querem.

Comentários

Sofia Amaral M. disse…
Igual à mãem mas com a idade tenho aprendido que é bom, sabe bem, estar calada q.b.
Saber ouvir é igualmente importante, as pessoas gostam de ser ouvidas, temos de lhes dar espaço!

Recordo-te o que a tia Rita disse há pouco "No meu primeiro Natal com vocês achei que todos falavam ao mesmo tempo e alto! Além de ter comido pela 1ª vez o bacalhau frio, pq quando chegou a mim, já vinha da outra ponta da mesa, tive de tomar benuron para as dores de cabeça, quando cheguei a casa. O teu tio em contrapartida comentou que o Natal em minha casa mais parecia um "velório".!!

Gosto de estar em família, com os meus irmãos e pais que me conhecem desde o meu 1º dia, da minha 1ª palavra, da minha 1ª gargalhada, do meu 1º choro...quando estou calada com eles é porque alguma coisa não está bem!
MNZ1 disse…
minha querida temos duas orelhas e uma boca ;) mas deves ser como o és :)

Mensagens populares