Nazaré, ondas especiais para o campeonato Special Edition

 6h da manhã toca o despertador, ainda noite cerrada. Vontade para sair da cama nula, vontade de ir assistir ao campeonato suficiente para conseguir mexer-me.




  Com apenas 4h de sono eu e a minha irmã arranjámo-nos em 40 minutos, ficando só aí a saber que afinal só nos apanhavam às 7h, claro que depois ainda ficámos à espera que os restantes chegassem, por isso acabámos por arrancar de Lisboa só às 7h30.
  Chegámos à Nazaré por volta das 9h, a primeira paragem foi no Pingo Doce para podermos todos beber um café (bem precisávamos de acordar!) e comprar almoço (houve quem tivesse a brilhante ideia de levar frango assado). Já abastecidos seguimos para a Praia do Norte, onde tivemos de deixar o carro estacionado um bocado longe, porque a estrada estava cortada. Como era a descer e ainda estávamos com energia a caminhada até à praia até se fez bem, o problema foi depois voltar, o caminho parecia ter o dobro do tamanho!

            
  Esteve um dia de sol espectacular, o mar com condições óptimas que proporcionaram aos atletas poderem participar num espectáculo de bodyboard que o público adorou e apoiou. Por entre as pessoas podíamos encontrar inúmeros cães, para eles também foi um bom dia, porque puderam ir passear, ao que parece o melhor amigo do homem acompanha o seu dono mesmo para todo o lado. 
  Participaram 24 atletas, sendo apenas 3 estrangeiros e os restantes nacionais: Joe Clarke (australiano), Elliot Morales (Canário), Bernardo Jerónimo, Hugo Matacrão, Rui Pereira, João Neiva, Tiago Fazendeiro, Bernardo Barroso, Chico Pinheiro, Rui Ferreira, João Pinheiro, "Fifi" Ferreira, Paulo Costa, Tiago Moita Silva, Dino Carmo, Gastão Entrudo, João "Mag8" André, António Cardoso, Ricardo Faustino, Jaime Jesus, Gonçalo "Pitaça" Campos, Fábio "Marreta" Laureano, Luís "Porkito" Pereira e o vencedor... Pierre Loius-Costes, um francês de apenas 21 anos, sendo o actual campeão mundial.
  No final do campeonato assistimos à nomeação dos vencedores, pegámos nas coisas e seguimos rumo a Lisboa, foi sem dúvida um dia muito bem passado, as 8h que estivemos a assistir à magia dentro de água, na companhia dos nossos amigos, passaram a voar!


  Para quem não sabe o Sumol Nazaré Special Edition está integrado no calendário da International Bodyboard Association (IBA) e realiza-se de 2 em 2 anos na Praia do Norte, é conhecida pela força das suas ondas e consegue aguentar facilmente picos perfeitos até aos 5 metros de altura (em Novembro de 2007, durante o Bodyboard Special Edition, as ondas chegaram a atingir os 7 metros!). É aqui que existe o chamado "Canhão da Nazaré". Ora o Instituto Hidrográfico Português explicou, no site do evento, o que é este canhão:

  «Um canhão submarino corresponde, em domínio subaéreo, a um vale encaixado no qual corre um rio cujas correntes transportam sedimentos e geram fenómenos erosivos. Pelo facto de se tratarem de canhões submarinos, estes processos ocorrem debaixo de água e assumem uma dinâmica diferente, funcionando como condutas sedimentares, ao longo das quais há intensificação dos processos de transporte de partículas entre a zona costeira e o domínio profundo.
  No caso particular do canhão da Nazaré, o facto de este apresentar uma cabeceira próxima do litoral exerce uma influência significativa sobre os processos hidrodinâmicos e de transporte sedimentar, conduzindo à criação de condições oceanográficas particulares, intrinsecamente relacionadas com a sua morfologia.


  Considerado como o mais longo da Europa, este canhão disseca a margem continental Ibérica segundo a direcção este-oeste, desde a plataforma continental, a profundidades de 50 metros, até à planície abissal Ibérica onde atinge profundidades na ordem dos 5000 metros. Dependendo das regiões da margem continental que ele atravessa, é possível distinguir 3 secções do Canhão da Nazaré: superior, média e inferior.» (In http://specialedition.com.pt/nazare/canhao-nazare/)

Comentários

Sofia Amaral M. disse…
Tenho pena de não ter ido mas deliciei-me com o teu registo fotográfico. Quanto aos cães, já imaginaste se tivesses levado a tua "trupe"canina!! São mesmo arruaceiros e convencidos que são os maiores quando estão todos juntos! para esses eventos só podes levar a tua Loira!

Mensagens populares