O famoso Golden Circle da Islândia

 No nosso primeiro dia na Islândia fomos ver o famoso Golden Circle, provavelmente o percurso turístico mais conhecido do país, composto por três atracções: o Parque Nacional Pingvellir, o Geysir e a cascata Gulfoss.
 Saímos de Keflavík em direcção à primeira paragem do Golden Circle. A estrada 36 levou-nos ao PingvellirNational Park e numa hora chegámos ao destino. Apesar de ser um parque nacional não se paga entrada, mas é preciso pagar parquímetro (5€ o dia todo). Infelizmente tivemos azar com o tempo e esteve quase sempre a chover e ainda por cima não tínhamos vestido as calças impermeáveis. Esta é uma zona de grande importância histórica, cultural e geológica, classificada Património Mundial pela Unesco, por ser o local onde se reuniu pela primeira vez o parlamento, no ano de 930, que funcionou anualmente até 1798. O seu valor geológico deve-se ao facto de a deriva continental poder ser observada claramente neste lugar. A maior delas, Almannagjá, forma um "canhão" de consideráveis proporções, sendo esta a causa dos habituais terremotos que são sentidos no local. Apesar de a chuva quase não nos ter dado descanso, demos uma volta pelo parque, caminhando até à cascata Öxarárfoss.


 Daí seguimos para o famoso Geysir, o “pai dos geysers”. Encontra-se no vale de Haukadalur, rodeado por outros geysers, como o Strokkur, que explode a cada 7/10 minutos e pode alcançar os 30 metros de altura. É um fenómeno geológico espectacular de se observar e que se torna num verdadeiro desafio para quem gosta de fotografar.


 Para último ficou a cascata Gulfoss, a maior da Islândia, com uma altura de 32m e uma largura de 70m. Mais um local espectacular e onde é impossível parar de tirar fotografias!
A caminho de Selfoss, a cidade onde iríamos ficar a dormir, ainda parámos na cratera do vulcão Kerid. Aqui foi preciso pagar entrada, mas apenas de 4€. Ficámos admirados com o contraste entre as rochas vermelhas e a água de azul turquesa lindo.



 Já perto das oito da noite chegámos à LambastadirGuesthouse, a cerca de dez minutos do centro da cidade de Selfoss, onde fomos jantar. Esta foi a noite mais cara em termos de estadia, apesar de ser uma guesthouse (felizmente com casa-de-banho privativa) e de não ser nada de especial (apesar de o pequeno-almoço ser bom), provavelmente o valor caro deve-se ao facto de ser perto do Golden Circle e uma zona com muitos turistas. 

Comentários

Mensagens populares