Andar de transportes públicos em Lisboa

 Desde que comecei a trabalhar, em Setembro, que voltei a andar de transportes públicos. Como o escritório da empresa é no Marquês de Pombal não havia outra opção, senão voltar a fazer o passe e vir de metro. Já há alguns anos que não tinha esta rotina, pois mal tirei a carta comecei a ir de carro para a faculdade, uma vez que tinha de mudar de linha e ainda caminhar (no total demorava 30 minutos de metro, enquanto que de carro punha-me lá em 10/15mins).
 Ora, nessa altura se eu perdesse o metro não havia problema, pois passado dois minutos aparecia outro. Hoje em dia não é assim, se perder o metro depois aparece no ecrã que faltam (pelo menos) 5 minutos. Uma vez que preciso de trocar de linha, muitas vezes depois ainda tenho de esperar mais outros 5 minutos (ou mais). Por isso, uma viagem de metro que é rápida, acaba por ficar mais demorada.
 Isto para não falar da lata de sardinhas que às vezes é! Às oito da manhã as carruagens vão apinhadas de gente, algo verdadeiramente claustrofóbico, mas que temos de aguentar. À hora de almoço opto por apanhar um autocarro, onde consigo sempre ir sentada e assim não tenho de andar apressadamente para trocar de linha. Se bem que a essa hora o metro também não está tão cheio... 
 O problema do autocarro? Muitas vezes fico à espera dele mais de 20 minutos. Apesar de existir um site que nos permite colocar o nosso endereço de e-mail, para recebermos a informação de quanto tempo falta para o autocarro, e existindo também um número (3599) para onde podemos enviar uma mensagem (que teremos de pagar!) para sabermos isso, a verdade é que já por várias vezes que essa informação estava incorrecta...
 Se estou revoltada com o nosso sistema de transportes públicos? Mais ou menos, sim. Um percurso que demora 10mins de metro (se conseguir apanhar os dois seguidos e não tiver de esperar uma eternidade) acabar por demorar o dobro, ou ficar 20mins (ou mais) à espera do autocarro, quando o tempo é algo tão preciso, chateia-me. É verdade que poderia ser pior, apesar de tudo chego a todo o lado de metro. Mas acredito que se calhar o ideal seria diminuir o tempo de espera nas horas de ponta (de manhã e ao fim do dia), o que faria com que as pessoas que têm pressa para chegar ao trabalho não se atrasassem e não tivessem de ir coladinhas aos restantes passageiros da carruagem.


Comentários

Diogo Marques disse…
No meu caso a melhor alternativa é o metro, o autocarro demoraria quase o triplo a chegar. É uma pena, mas o nosso metroplitano está mesmo cada vez pior, ou demora imenso a chegar, ou então as linhas estão "com problemas"...Que saudades do metro de Viena que por exemplo à meia noite era de 5 em 5 minutos...o nosso pode chegar aos 20!!
-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
-
Sofia Amaral M. disse…
Os nossos transportes públicos cada vez estão piores! E os nossos governantes ainda reclamam do facto das pessoas, que vivem nos arredores, não virem de comboio! Além da dificuldade dentro de Lisboa acresce a dificuldade de chegar a Lisboa. Continuamos a ser um povo bastante poluente e que, apesar de vivermos cercados de excelentes locais para viver com uma boa qualidade de vida ( ainda por cima com o nosso clima!)torna-se um verddadeiro pesadelo sair de Lisboa!
Anónimo disse…
Não podemos comparar a dimensão de ambas as cidades. O metro de Lisboa a partir das 21h há estações que estão às moscas. Ex. Alto dos Moinhos, Carnide, até mesmo as Olaiais, Chelas, etc. penso que a reforçar horários deveriam fazê-los nas horas de ponta (e isso já é feito, pois vêm de 3/3min normalmente). A linha verde está em obras há uma eternidade é verdade, mas o tempo d eespera é diminuido nessa linha para compensar um pouco os utentes. Ao fim de semana sim acho que as vezes é um abuso o tempo de espera, mas lá está se vier de 3/3min vmaos ter carruagens às moscas.
O futuro será deixar mesmo o carro em casa e usar os transportes publicos, pois os portugueses ainda têm muito o culto de ir de carro por comodidade.

Mensagens populares