Évora, a Cidade Branca

 No domingo fui até ao Alentejo, apesar de ter propósitos universitários/jornalísticos aproveitei para fazer uma paragem em Évora que se encontra a 132km de Lisboa. Classificada como Património Mundial da UNESCO desde 1986, a apelidada "Cidade Branca" é composta por igrejas, praças históricas e ruas medievais. Dos romanos aos árabes, dos judeus aos cristãos, todas as suas tradições estão bem presentes. 




 Cometemos o erro de almoçar na Praça Giraldo, que mais tarde viemos a descobrir que é o único local onde não se deve fazer refeições. Depois subimos até ao antigo Templo Romano, a imagem de marca da cidade. Foi construído no séc. I d.C., consagrado ao culto imperial, e é um dos mais bem preservados da Península Ibérica. Mesmo ali ao lado encontra-se a Sé Catedral, de estilo barroco, que apenas vimos de fora.



 Tivemos a sorte de apanhar o passeio "48 Horas Automóveis Antigos Alentejo". Composto por 75 equipas, o percurso passou por Beja, Serpa, Moura, Portel, Alvito, Cuba, Vidigueira e Évora.






Comentários

Sofia Amaral M. disse…
Fiquei com vontade regressar a Évora e passar lá um fim-de-semana.

Mensagens populares