O Universo do CISV

   Este fim-de-semana tive o meu primeiro contacto com o universo do CISV. Mas que raio significam estas siglas perguntam vocês, ora tenham calma que eu vou explicar tudinho, começando pelo nome desta organização: Children Internacional Summer Village, está presente em mais de 60 países, em 5 continentes.


  Com o objectivo de criar amizades com crianças de todos os cantos do Mundo, desenvolvendo a interculturalidade e cultivando o respeito pelas diferenças culturais, o CISV possibilita os seus participantes a incutirem na sua vida valores importantes para se tornarem cidadãos do mundo, mas sempre de forma proactiva e divertida.


    O meu papel no meio disto tudo? Ora eu inscrevi-me, por incentivo de duas amigas que já  andam nestas andanças desde o ano passado, para ser líder no programa «Village»...em que consiste? Ora imaginem um campo de férias no estrangeiro, com a duração de 28 dias, para o qual vão crianças de 10/12 países, sendo que de cada delegação vão 4 crianças (2 rapazes e 2 raparigas) e sou precisamente eu que as acompanho nesta aventura.


   Agora voltando ao meu fim-de-semana ou falando em termos cisvícos: a minha 1ª mini-aldeia. Partimos 6ª feira ao final do dia para uma casa na Praia Grande, 13 líderes, 18 JC's e 63 crianças, todos cheios de energia. Sempre com muita animação e diversão fizemos várias actividades, desafios e jogos, dançámos e cantámos, rimos e brincámos...resumindo: não parámos um segundo! 


  Domingo ao final do dia regressámos a Lisboa, estoirados mas felizes e satisfeitos, simplesmente adorei! Não há nada mais satisfatório do que ver uma criança sorrir, não há carinho melhor do que receber um abraço ou um beijinho de um pigmeu, não há satisfação superior do que criar novos laços.

Comentários

Sofia Amaral M. disse…
Cá por casa, no teu regresso, a tua alegria foi contagiante. Tivemos de cantar...de voltarmos a ser crianças para partilhares connosco 100% o teu fim de semana. Haja alegria e festa no nosso "Lar doce lar"!
Ana C. Martins disse…
parece-me fantástico! :D
Catarina Oliveira disse…
nao conhecia tal organizaçao...parece-me muito interessante ;) e sei que tem que ver contigo ;)...aguardo um cafe para contares-me tudinho :)
Catarina Oliveira disse…
nao conhecia esta organizacao...mas parece-me muito interessante :) e sei que tem que ver contigo!! espero um cafe para me contares tudinho :p...
Lila* disse…
Ohhh isso tb se faz no Porto?Era miúda para alinhar!

Mensagens populares