11 de novembro, dia de São Martinho

 São Martinho, ou Martinho de Tours, nasceu em 316 na cidade de Savaria na Panónia, antiga província na fronteira do Império Romano, atual Hungria. Cresceu na região de Pavia, em Itália, no seio de uma família pagã e só foi batizado em 356, depois de ter abandonado o exército. Tornou-se discípulo de Santo Hilário, bispo de Poitiers (França), que o ordenou diácono e presbítero, e depois regressou a Panónia.
 Foi ordenado bispo de Tours em 371 e fundou o mosteiro de Marmoutier, na margem do rio Loire. Morreu no dia 8 de novembro de 397 e foi sepultado a 11 de novembro, em Tours.
 É na data do seu enterro que se celebra o dia que lhe é dedicado. Acredita-se que, quer na véspera quer no dia das comemorações, o tempo melhora e fica sol. O acontecimento é chamado de «verão de São Martinho» e é associado à conhecida lenda de São Martinho.



A lenda de São Martinho
 Num dia frio e chuvoso de inverno, Martinho seguia montado a cavalo quando encontrou um mendigo. Ao ver o pedinte a tremer de frio, pegou na espada e cortou o manto ao meio, cobrindo-o com uma das partes. Mais à frente, voltou a encontrar outro mendigo, com quem partilhou a outra metade da capa. Sem nada que o protegesse do frio, Martinho continuou viagem. Diz a lenda que, nesse momento, as nuvens negras desapareceram e o sol apareceu. Esse bom tempo prolongou-se por três dias.
 Na noite seguinte, Cristo apareceu a Martinho num sonho. Usando o manto do mendigo, voltou-se para a multidão de anjos que o acompanhavam e disse: «Martinho, ainda catecúmeno [que não foi batizado], cobriu-me com esta veste».
 Em Portugal é tradição fazer-se um grande magusto e provar o novo vinho, produzido com a colheita do ano anterior, tal como indica o ditado popular: «no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho».

Comentários

Mensagens populares