À conquista de Guimarães

  O primeiro fim-de-semana de 2019 foi passado em família no Norte do País. A mãe do meu marido quis oferecer-nos uma mesa nova para a sala de jantar, por isso programámos uma ida a Paços de Ferreira. Como ainda eram 340km até lá, decidimos ir dormir a Guimarães e regressar só no dia seguinte, para não passarmos o dia na estrada.


  O almoço de sábado foi no “Cozinha da Terra”, que se encontra em 3º lugar no TripAdvisor nos restaurantes da região. Denomina-se como sendo um restaurante “à porta fechada”, só recebendo as pessoas que reservam antecipadamente. Estava cheio! Primeiro trouxeram-nos azeitonas e pão e a seguir vieram perguntar-nos se podiam trazer umas entradinhas. Serviram-nos cogumelos fritos com bacon, pataniscas de bacalhau e legumes gratinados. Depois veio uma senhora que debitou a ementa, disse que também tinha carta em papel, mas só se pedíssemos. Acabámos por pedir sem saber os preços, o que revela que é uma prática que pretende ser intimista, mas pode ser desonesta. Escolhemos “polvo à lagareiro”, que estava muito bom, rojões, que não achámos nada de especial, e javali, que também estava muito saboroso. Para terminar cada um de nós pediu uma sobremesa: um “petit gateaux” (mas a que eles dão outro nome), queque de noz com gelado e tarte de maçã (adorei!). No final veio a conta e a refeição acabou por se revelar muito, muito cara!


  Com tanta comida saímos do restaurante a rebolar e lá fomos escolher os nossos novos móveis. A seguir voltámos a fazer-nos à estrada rumo a Guimarães. Chegámos já de noite ao EMAJ BoutiqueHotel, mesmo no centro da cidade. Gostámos imenso do hotel, muito acolhedor e bem decorado, com colaboradores simpáticos e prestáveis. Só o pequeno-almoço é que não era nada de especial, mas para um hotel de 4 estrelas estava bem.


  Ao jantar fomos a um sítio que tínhamos descoberto no ano anterior, quando fomos a Guimarães e Chaves celebrar o nosso 5º aniversário de namoro, e que gostámos tanto que decidimos repetir, levando a minha sogra. O “Taberna Trovador” é um restaurante pequeno, onde somos super bem recebidos, por dois empregados muito sorridentes. O conceito é muito original: primeiro petiscos e depois a estrela é algo a que não estamos nada acostumados - arroz. Isso mesmo, arroz! E que arroz!! Que pode ser de tomate ou de feijão, e para acompanhar escolhe-se panados ou pataniscas. Claro está que saímos, mais uma vez, quase a rebentar com tanto que comemos. Mas desta vez pagámos pouquíssimo. Recomendamos vivamente! Óptimos petiscos, o melhor arroz de tomate que alguma vez provei e um atendimento cinco estrelas.


  No domingo o dia estava muito solarengo e fomos passear por Guimarães. Visitámos o Paço dos Duques e o Castelo de Guimarães, onde tivemos imensa sorte porque aos domingos até às 14h a entrada é grátis para todos os cidadãos residentes em território nacional. Foi uma manhã de âmbito cultural muito bem passada. Almoçámos no “Casa Amarela”, um restaurante no centro, que reservámos através do TripAdvisor, que era bom, mas nada de especial. Como ainda nos esperavam 3h30 de viagem regressámos a Lisboa a seguir ao almoço.

Comentários

Mensagens populares