Uma manhã no Vaticano e uma tarde no Castelo

 O segundo dia em Roma começou de uma forma muito stressante porque nos atrasámos a sair do hotel e depois nos enganámos na estação de metro, por estarmos à conversa com uns espanhóis, sendo que saímos uma antes da que era suposto. Apesar disso conseguimos chegar ao Vaticano precisamente às 10h30, a hora do nosso bilhete (que tínhamos comprado pela internet, para não termos de ficar horas na fila, que estava enormeee!). 


 Lá entrámos nos famosos Museus do Vaticano, onde vimos imensas coisas espectaculares (é ali que se encontra uma das mais importantes colecções de arte do mundo), mas também levámos muitos encontrões. Achámos que havia pessoas a mais, sempre a empurrarem. Quando finalmente chegámos à Capela Sistina tivemos a sorte de conseguirmos sentar-nos e pudemos admirar o famoso tecto pintado por Miguel Ângelo. Infelizmente o ambiente é caótico e até os próprios seguranças vão ao microfone dizer para as pessoas não fazerem barulho, o que é um bocado contraditório. De qualquer forma deu para aprendermos um bocado sobre os frescos com cenas do Génesis, que foram pintados entre 1508 e 1512 usando andaimes especialmente concebidos.


 Depois de três horas nos Museus, fomos procurar um sítio para almoçar, o que não foi tarefa nada fácil porque ali ao pé os restaurantes não eram muitos e o aspecto não era grande coisa. Acabámos por comer pizza numa daqueles sítios que vende à fatia e que nem tem mesas. Estavam óptimas!



 Já de barriguinha cheia seguimos até à Piazza S. Pietro, onde admirámos a Basílica de S. Pedro. Considerado o mais sagrado santuário católico do mundo, a sumptuosa Basílica é de entrada gratuita, por isso estava uma fila gigante, o que fez com que desistíssemos da ideia de entrar. Eu já tinha visto por dentro há 7 anos e como o Luís não queria perder o resto da tarde ali, continuámos caminho para o Castelo Sant'Angelo.




 O Castelo é uma imponente fortaleza e que deve o seu nome a uma aparição do arcanjo Miguel ao Papa Gregório, no séc. VI. Ao longo do tempo desempenhou vários papéis, como prisão e bastião de papas, tendo um corredor que o liga ao palácio do Vaticano, servindo para uma fuga urgente. 
 Estivemos mais de uma hora a visitar o castelo e vimos o pôr-do-sol lá de cima, com uma vista espectacular e a beber um super capuccino. Daí fomos até à Piazza Campo de Fiori, que achei muito suja. Os planos iniciais eram jantarmos por lá, mas acabámos por ir até ao Panteão que, como nesse dia estava aberto, vimos por dentro. Depois fomos à procura de um restaurante para jantarmos e acabámos por ir a um onde comemos muito bem (eu uma lasanha, ele uma pasta carbonara). Terminámos o segundo dia em Roma a caminhar até ao hotel, para desmoermos, após uma bela refeição.

Comentários

Mensagens populares