Adeus Madiba, adeus Mandela

Morreu Nelson Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul já tinha 95 anos e desde que 2010 que a sua saúde se foi deteriorando devido a uma infecção pulmonar. 
Era o mais conhecido presidiário do mundo, defensor da liberdade e dos direitos dos desfavorecidos, acreditava na igualdade de oportunidades e lutou pelo fim de todas as formas de opressão.
Símbolo da reconciliação e do perdão inspirou muitos por todo o Mundo, mostrando que uma única pessoa tem o poder de fazer a diferença.
Foi o líder do ANC (Congresso Nacional Africano), o mais emblemático da luta anti-apartheid, o regime de segregação racial imposto no seu País até 1994. Esteve preso durante 27 anos precisamente por lutar contra esse regime.
Foi presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Depois de terminado o mandato de cinco anos, retirou-se da política e passou a dedicar-se, através da fundação com o seu nome, a uma nova causa – o combate e a prevenção da sida.
Em 1993, recebeu o Prémio Nobel da Paz, juntamente com Frederik de Klerk.
É conhecido por "Madiba" – nome de um chefe thembu que reinou no Transkei no séc. XVIII, o nome do clã de Mandela que é mais importante do que o apelido.
Também era tratado por "Tata", que significa "pai", ou por "khulu" que é "grandioso" – ambos na língua xhosa.
Escreveu uma autobiografia “Longo Caminho para a Liberdade”.
Nelson Mandela morreu no dia 5 de Dezembro de 2013, na sua casa em Joanesburgo.


"Onde quer que haja pobreza e doença, onde quer que os seres humanos estejam a ser oprimidos, há trabalho a fazer. Após 90 anos de vida, é tempo de novas mãos empreenderem a tarefa. Agora, está nas vossas mãos"



Comentários

Mensagens populares