Procissão Nossa Senhora da Praia

 Realizou-se hoje mais uma Procissão da Nossa Senhora da Praia, foi a primeira vez que assisti a esta bela iniciativa que tem atraído milhares de pessoas, que assistem à missa na pequena capela e acompanham os vários andores até à Praia das Maçãs. Eu e os meus pais estávamos na Praia Grande e decidimos ir até lá pelo caminho que liga as três praias (Grande, Pequena e Maçãs) e ficámos no cimo das rochas para podermos ter uma perspectiva do panorama geral. Pode-se dizer que comecei o mês de Setembro da melhor forma.




 Os vários andores são transportados por voluntários, com as imagens de Nossa Senhora da Praia, de Nossa Senhora dos Mares (Azenhas do Mar) e Nossa Senhora do Carmo (Padroeira dos Surfistas da Praia das Maçãs), S. Marçal Padroeiro dos Bombeiros Voluntários, Menino Jesus, Nossa Senhora de Fátima, São José, Sagrado Coração de Jesus e Santo António de Lisboa.


 O seu destino é o oceano, onde segundo reza a tradição têm de aguardar por sete ondas até receberem uma chuva de pétalas de rosa, vinda do céu, trazida por uma avioneta. Algo muito bonito de se ver e que deixa qualquer um arrepiado.







 Iniciou-se em 1896 na sequência da construção de uma Ermida em honra de Nossa Senhora, por Alfredo Keil, certamente inspirado pela lenda segundo a qual teria sido encontrada uma imagem de Nossa Senhora junto às rochas da Praia das Maçãs. Abrem a procissão seis elementos a cavalo da Guarda Nacional Republicana, sendo acompanhada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de S. Pedro de Sintra, e a Banda dos Bombeiros Voluntários de Colares.

Comentários

Sofia Amaral M. disse…
Foi de arrepiar! Boa forma de agradecer mais um Verão bem vivido. Para o ano quero ver do mar;-)

Mensagens populares