Monserrate

 Nas minhas férias em Sintra decidi explorar um pouco mais a zona, um dos locais que decidi visitar foi a residência de Verão da família Cook: Monserrate. Francis Cook, um milionário inglês, mandou construir um palácio exuberante e para o acompanhar um jardim botânico, tendo-se tornado testemunhos ímpares do espírito eclético de oitocentos. Assim passei uma tarde a passear por entre árvores exóticas, cascatas e lagos, na descoberta de um parque único.




 Foi em 1858 que Sir Francis Cook, visconde de Monserrate, contratou Thomas James Knowels para projectar o palácio que pretendia construir em Monserrate. O arquitecto deparou-se, no entanto, com algumas limitações uma vez que a construção foi feita sobre as ruínas da mansão neo-gótica edificada pelo comerciante inglês Gerard de Visme, o responsável pelo primeiro palácio de Monserrate. Ainda assim, o edifício revela-se original e profundamente eclético. Os três corpos do pavilhão, encimados por bolbosas cúpulas vermelhas, apresentam as fachadas rasgadas por portas e janelas de quebratura gótica.



 Os magnifícos jardins que rodeiam a construção foram concebidos e executados pelo pintor William Stockdale, pelo botânico William Nevill e pelo mestre jardineiro Thomas Gargill, que souberam explorar as particularidades micro-climáticas da Serra obtendo um parque soberbo, no qual se podem observar mais de 3.000 espécies exóticas.



 Eu adorei o passeio e recomendo vivamente, por isso deixo aqui informação últil para os interessados: a época alta vai de 23 de Março a 25 de Outubro, sendo o horário das 9h30 às 20h00, o último bilhete é vendido às 19h00. O preço é 6€ para crianças (5 aos 17 anos) e 7€ para adultos.

Comentários

Joana disse…
Sintra é linda! ♥ Só este ano é que finalmente concretizei o sonho de ir lá. Já andava a sonhar em ir ao Palácio da Pena há muitos anos e não fiquei desiludida. Infelizmente não tive tempo para ir a Monserrate mas sei que ia adorar. *

Mensagens populares