Capitão Phillips
Gosto de filmes sobre factos reais, de saber mais sobre o mundo em que vivo indo ao cinema, de aprender coisas novas através da sétima arte.
Esta semana fiquei a saber que existe pirataria na costa da Somália, sendo uma grande ameaça à marinha mercante internacional. A falta de um governo central aliada à localização do país no "Corno de África" contribuíram para um aumento da pirataria naquela região. Alguns desses piratas eram pescadores e argumentam que os navios estrangeiros roubam o seu peixe, o seu sustento, precisando por isso de arranjar dinheiro de outra forma. Na maioria dos sequestros as pessoas não eram magoadas, pelo contrário, tal servia para garantirem que o resgate era mesmo pago. Entretanto várias nações, algumas membros da NATO, enviaram navios de guerra para aquela região, destinados a escoltarem os navios comerciais tentando impedir actos de pirataria.
O filme "Capitão Phillips" é precisamente sobre um ataque de piratas a um navio americano, "Maersk Alabama", que acabam por levar o capitão Richard Phillips como refém. Um drama muito emocionante, capaz de agarrar qualquer um ao ecrã durante os seus 134 minutos. Tem uma pontuação de 8,1 no IMDB.
Comentários